domingo, 18 de fevereiro de 2018

O que é a antiginástica e o que ela pode fazer por você e seu corpo


Sessão de antiginástica
Image captionA antiginástica é realizada em grupos - às vezes são usados acessórios, como bolas ou almofadas, para facilitar algum movimento | Foto: KH Photography

A jornalista Carolina Robino, repórter da BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, conta abaixo sua experiência com a antiginástica:
Cada vez que conto a alguém que estou fazendo antiginástica sou bombardeada por risadas e piadas:
- Como é? Você não faz nada? É perfeito para mim.
- Você senta no sofá e assiste à televisão? Que legal!
- Perder peso sem sair de casa? Maravilhoso!
Sim, o nome pode gerar mal entendidos, mas os piadistas estão muito longe da realidade.
A antiginástica é uma prática corporal que busca autoconhecimento do corpo e o entendimento de que várias partes diferentes se conectam. O método também busca reconhecer e despertar áreas que estão adormecidas, que perderam mobilidade ou sensibilidade, com o objetivo final de aumentar o bem-estar.
Por exemplo:
Em minha primeira sessão - que, diferentemente das outras, foi individual -, passei muito tempo deitada no chão apenas mexendo a língua e a mandíbula para todos os ângulos imagináveis e possíveis, tentei com relativo sucesso mover meu dedinho sem mexer os outros dedos e sem tirar o pé do chão, e mantive uma perna levantada para o teto por vários minutos.

Antiginástica com a língua
Image captionMover a língua pode beneficiar outras partes do corpo | Foto: KH Photography

E isso foi tudo.
Para minha surpresa, quando cheguei em casa, deitei no sofá e dormi profundamente durante pelo menos três horas. Estava esgotada. Algo raro? Nem tanto. O esforço para mexer algo há muito tempo parado pode ser extenuante, mas tem sua recompensa.

Rompendo padrões

A antiginástica foi criada na década de 1970 pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, que dedicou boa parte da sua vida a observar o corpo e entender tanto o potencial que ele tem, quanto os obstáculos que criamos.
Seu trabalho foi inspirado principalmente nas pesquisas de sua colega e compatriota Françoise Mézières, que analisou com profundidade a poderosa cadeia de músculos entrelaçados na parte de trás do corpo, desde a base do crânio até debaixo dos pés.
Bertherat acredita que muitos dos males que nos assolam vêm do excesso de tensão, encurtamentos e contrações dessa cadeia de músculos. Ela apostou que exercícios de alongamento ajudariam a relaxar o corpo para que, eventualmente, todos os ossos, músculos, tendões e ligamentos voltassem ao lugar, naturalmente.

A criadora da antiginástica, Therese Bertherat
Image captionA criadora da antiginástica, Thérèse Bertherat | Foto: Isabelle Levy/Lehmann

"Minha mãe era uma mulher muito pragmática, estudiosa e observadora", explica Marie, filha de Bertherat, que desde a morte da mãe, em 2014, administra o principal centro de antiginástica do mundo, em Paris.
Seu método se desenvolveu a partir de diversas disciplinas que ela investigou e praticou - psicanálise, acupuntura e rolfing (espécie de medicina alternativa), entre outros - mas, acima de tudo , da extrema observação de como nos movimentamos, paramos, caminhamos e nos sentamos.
Ela chamou de "antiginástica" um pouco por acaso, porque queria escrever sobre o tema e precisava de um nome. Nos anos 1970, era moda romper com modelos e padrões.
Seu próprio marido se ocupava com a antipsiquiatria, que defendia tratamentos mais brandos para pessoas com doenças mentais. Ironicamente, ele foi morto por um de seus pacientes.
fonte: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42574030

Nenhum comentário:

Postar um comentário