terça-feira, 25 de setembro de 2012

CASA GIRATÓRIA MUDA DE AMBIENTE DE ACORDO COM O ÂNGULO

rollit-capa.jpgFotos: ArchDaily
Estudantes da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, desenvolveram um projeto, no mínimo, inusitado. Uma casa modular cilíndrica que muda de ambiente conforme o morador gira o seu interior. Com isso, a pequena construção pode tomar várias formas e unir quarto, sala, cozinha e banheiro e um só ambiente.
rollit-02.jpg
Rollit é um projeto experimental e inclui todos os elementos necessários em uma casa, como cama, mesa de jantar, poltrona, armários, chuveiro, sanitário e até pia de cozinha – cada um em um lado da circunferência.
Ela funciona como uma espécie de “casa sobre rodas”, com a diferença de que em vez de ser carregada, ela precisa ser girada para mudar sua função. Basta o morador girar a estrutura fixa no centro da casa até que ela fique na posição desejada.
rollit-03.jpg
Assim, a base da poltrona se transforma na mesa de jantar e o que era o teto da casa passa a ser a cama – tudo em uma simples girada.
A unidade é construída a partir de quatro anéis de suporte que revestem um reservatório rígido interno. Do lado de fora, uma membrana translúcida envolve o cilindro e pode ser impressa com anúncios ou o que o morador preferir.
rollit-05.jpg
Ripas finas de madeira revestem a unidade para proporcionar uma superfície lisa e aberturas laterais funcionam como janelas, permitindo a entrada da luz e da ventilação natural. Colchões e almofadas são presos com velcros ou guardados dentro dos armários enquanto não estão em uso.
rollit-06.jpg
O projeto ainda não tem planos de sair do papel, mas já serve de inspiração e prova que, com um pouco de esforço, qualquer criação pode ter múltiplas utilidades – até uma casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário