terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alunos também usam skate para ir e voltar do colégio

Estudantes dizem que opção é mais divertida do que carro e dá 'adrenalina'

02 de setembro de 2012 | 3h 03 - Juliana Deodoro - O Estado de S. Paulo
 
 Todos os dias, o estudante Bruno Youn Lee, de 16 anos, enfrenta quase 9 quilômetros em cima de um skate no trajeto entre sua casa, na Chácara Klabin, zona sul, e o colégio, em Cerqueira César, região central. 

O jovem prefere atravessar toda a Rua Vergueiro e a Avenida Paulista na longboard a ir de carro com o motorista da família, que até o ano passado o levava e buscava diariamente. "Dá uma adrenalina antes de chegar à escola. O sono passa e é muito mais divertido", diz.

Tudo começou quando Bruno decidiu ir de skate ao colégio em um sábado de atividade. "Vi que não era tão longe e resolvi usá-lo todos os dias mesmo." 

Pela manhã, como o trânsito está tranquilo e menos gente trafega pelas ruas, ele não enfrenta muitos obstáculos e faz o trajeto em 40 minutos. Na volta, porém, Bruno não tem paciência com os inúmeros pedestres. Cede então ao conforto e volta de carro para casa. 

"Entre meus colegas, nenhum acredita que eu vou de skate. Todos acham que o motorista me deixa na esquina da escola e eu termino de chegar de skate, só porque ele me busca na volta. Acho que, se a maioria das pessoas pudesse escolher entre skate e motorista, elas iriam de motorista. Não é o meu caso."

Pedro Ianhez, de 18 anos, diz que trocou a bike pelo skate por insistência da mãe. "Ela não gosta muito de bicicletas", conta. Em menos de dez minutos, ele consegue fazer o percurso entre sua casa e a escola, que fica no Itaim-Bibi, zona sul. A preferência pelo skate, segundo ele, é simples: "É mais portátil que a bicicleta e pode ser aliado a outros tipos de transporte público, pois cabe na mochila".

Pedro já consegue identificar as melhores rotas, adaptadas à situação de cada dia. "Com o tempo, você vai pegando experiência, descobrindo o melhor caminho e dá para ir tranquilo, curtindo", diz. O estudante evita as grandes avenidas e escolhe as ruas com melhor asfalto. Mesmo com esses cuidados, Pedro reclama das condições. "Os motoristas não te respeitam. As avenidas são frenéticas e as ruas menores têm muitos buracos."

Parque. Felipe Freitas, de 15 anos, estuda perto do Parque do Ibirapuera. A proximidade do parque o motivou a levar seu skate todos os dias para a escola. Em vez de voltar para casa de carro ou ônibus, o jovem agora usa as rodinhas no trajeto. "Já fui quase atropelado no último ano", revela. "Para diminuir o risco, uso todos os equipamentos de segurança: capacete. joelheira, cotoveleira e luvas."


Alunos de Stanford criam skate elétrico

Por , de INFO Online
• Quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 16h56


Estudantes da Universidade de Stanford criaram um skate elétrico, o Boosted Board. O objetivo é oferecer para a população um meio de transporte ecológico e econômico.

Já existem skates que usam baterias por aí. Mas o destaque do Boosted Board é que ele tem o tamanho de um skate tradicional. Tanto que à primeira vista é difícil perceber que ele é um modelo alternativo.

O Boosted Board pesa 6 quilos e é equipado com dois motores de 2,6 cavalos. Eles acionam a rotação das rodas traseiras. Isso permite que o skate alcance uma velocidade máxima de 32 km/h.

Pelas especificações do produto, as baterias de lítio podem ser recarregadas em duas horas e garantem ao condutor quase dez quilômetros de autonomia. O Boosted Board também tem travagem regenerativa, o que permite a recarga da bateria até mesmo enquanto o skate está em uso.

Para recarregar, o usuário pode conectar o carregador do skate em um notebook, smartphone e até mesmo em outros dispositivos móveis. De qualquer forma, se ficar sem bateria, ainda é possível usar o Boosted Board como um skate comum.

Os criadores consideram o Boosted Board um meio de transporte eficiente e ecológico. Além de proteger o meio ambiente, é fácil de transportar e ocupa pouco espaço. Ele também deve diminuir preocupações com estacionamento, trânsito e garagem, por exemplo.

Para financiar o Boosted Board, os estudantes colocaram o projeto no Kickstarter, site de crowdfunding, para arrecadar a verba necessária para as pesquisas e construção do protótipo.

A arrecadação ainda não acabou, mas foi tão bem aceita que já ultrapassou a meta estipulada. Os estudantes esperavam arrecadar US$ 100 mil, mas já conseguiram mais de US$ 300 mil. Além disso, já existem mais de 700 pessoas na fila de espera para comprar um Boosted Board. Ele custará US$ 1199.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/alunos-de-stanford-criam-skate-eletrico-20092012-59.shl 


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