Já parou para pensar sobre o
funcionamento e a durabilidade das escadas rolantes e das esteiras de
bagagens nos aeroportos e até mesmo sobre a composição de Bach Oferenda
Musical? Qual a relação entre esses três exemplos???
O segredo se baseia na Fita de Möbius...
Não é preciso muito para se deixar envolver e seduzir pela beleza e harmonia da figura ao lado. Sua forma incorpora um certo ar de mistério que não deixa de nos desafiar, ainda que num primeiro momento não saibamos muito bem por que. O fato é que somos convidados a pôr em ação a nossa capacidade de investigação e compreensão. Afinal de contas, o que é que faz com que essa figura nos pareça tão intrigante? Diante dela é impossível permanecermos indiferentes.
Imagine que você fosse uma formiguinha e que estivesse andando sobre uma fita dobrada, um pouco torcida, e com as duas extremidades coladas. Agora, você como uma formiguinha, poderia andar no lado externo e interno dessa fita sem precisar atravessar nenhum tipo de furo ou transpor sua borda. Você pode não ser uma formiguinha de verdade, mas a tal fita existe e é chamada faixa de Moebius.
A faixa de Moebius é um tipo especial de superfície onde não há lado de dentro ou de fora, ou seja, nela só há um lado e uma única borda que é uma curva fechada. A tal faixa foi descoberta pelo astrônomo e matemático alemão August Ferdinand Moebius (1790-1868).
Para construir a faixa é necessária uma faixa retangular de papel. Quando unimos as suas duas extremidades sem torcê-la formaremos um anel onde teremos um lado de dentro e de fora. Porém, se antes de unirmos as bodas, dermos uma pequena torção na faixa – meio giro ou 180º - teremos construído a faixa de Moebius. Observe como você deve unir as bordas da faixa retangular para formar a faixa de Moebius.
O segredo se baseia na Fita de Möbius...
A Matemática da Beleza e do Mistério
Não é preciso muito para se deixar envolver e seduzir pela beleza e harmonia da figura ao lado. Sua forma incorpora um certo ar de mistério que não deixa de nos desafiar, ainda que num primeiro momento não saibamos muito bem por que. O fato é que somos convidados a pôr em ação a nossa capacidade de investigação e compreensão. Afinal de contas, o que é que faz com que essa figura nos pareça tão intrigante? Diante dela é impossível permanecermos indiferentes.
Imagine que você fosse uma formiguinha e que estivesse andando sobre uma fita dobrada, um pouco torcida, e com as duas extremidades coladas. Agora, você como uma formiguinha, poderia andar no lado externo e interno dessa fita sem precisar atravessar nenhum tipo de furo ou transpor sua borda. Você pode não ser uma formiguinha de verdade, mas a tal fita existe e é chamada faixa de Moebius.
A faixa de Moebius é um tipo especial de superfície onde não há lado de dentro ou de fora, ou seja, nela só há um lado e uma única borda que é uma curva fechada. A tal faixa foi descoberta pelo astrônomo e matemático alemão August Ferdinand Moebius (1790-1868).
Para construir a faixa é necessária uma faixa retangular de papel. Quando unimos as suas duas extremidades sem torcê-la formaremos um anel onde teremos um lado de dentro e de fora. Porém, se antes de unirmos as bodas, dermos uma pequena torção na faixa – meio giro ou 180º - teremos construído a faixa de Moebius. Observe como você deve unir as bordas da faixa retangular para formar a faixa de Moebius.
Na
Matemática, a faixa de Moebius é um exemplo que chamamos de superfícies
não-orientáveis e seu estudo deu origem a um ramo da Matemática que
chamamos de Topologia. A Topologia estuda os espaços topológicos e é
considerada uma extensão da geometria.
A faixa de Moebius inspirou o artista holandês Mauritus Cornelis Escher (1898-1972) em vários trabalhos que ficaram mundialmente conhecidos. A figura acima, com as formigas, é um dos seus trabalhos.
Alguns artistas ainda se inspiram no faixa de Moebius. Observe a poltrona abaixo desenhada pelo designer Roque Frizzo.
A faixa de Moebius inspirou o artista holandês Mauritus Cornelis Escher (1898-1972) em vários trabalhos que ficaram mundialmente conhecidos. A figura acima, com as formigas, é um dos seus trabalhos.
Alguns artistas ainda se inspiram no faixa de Moebius. Observe a poltrona abaixo desenhada pelo designer Roque Frizzo.
O Matemático e Astrônomo alemão August Ferdinand Möbius (1790-1868),
esse simpático senhor da figura ao lado, estudou esse objeto em 1858
motivado por um concurso promovido pela Academia de Ciências de Paris
que, na época, estava estimulando o estudo da teoria geométrica dos
poliedros, sólidos geométricos cujas superfícies são compostas por um
número finito de faces. O objeto acabou ficando popularmente conhecido
como “Fita de Möbius“.
Mas ele não foi o único a estudá-lo. O Matemático e Arquiteto alemão que você vê na figura ao lado, Johann Benedict Listing (1808-1882),
também se debruçou sobre esse objeto. Aliás, alguns meses antes de
Möbius. Embora o objeto seja conhecido pelo nome de Möbius, resolvi
nomeá-lo aqui de “Fita de Listing-Möbius“, por
me parecer mais justo. É curioso observar que ambos estudaram
com Johann Carl Friedrich Gauss (1777-1855), outro matemático e
astrônomo alemão, conhecido como o príncipe dos matemáticos e um dos
maiores gênios da história da matemática. Em breve falaremos sobre ele
aqui neste blog.
A.F. Möbius e J.B.Listing foram os
precursores da Topologia, um ramo da Matemática iniciado em meados do
século XIX como um desenvolvimento da Geometria e focado no estudo dos
espaços topológicos, cujo interesse é compreender as propriedades de
figuras geométricas que resistem a deformações de tal ordem que todas as
suas propriedades métricas e projetivas são perdidas.
Encontrar a solução matemática para a forma assumida pela “Fita de Listing-Möbius”
tornou-se, no século XX, um problema clássico entre especialistas. Para
os que tiverem interesse em aprofundar o tema do ponto de vista
técnico, sugiro duas referências: “Mathematics: “Around the Möbius Band” de John H.Maddocks e “The Shape of a Möbius Strip“,
de E.L.Starostin e G.H.M.Van Der Heijden. Estes dois últimos autores
derivaram um conjunto de equações diferenciais que provêem uma solução
numérica para a predição da forma da Fita de Listing-Möbius.
Segundo Starostin e Van Der Heijden “É justo dizer que a Fita de Möbius é um dos poucos ícones da matemática que tem sido absorvidos em uma cultura mais ampla“.
De fato, você a encontrará no mundo das Artes Plásticas, da Música, da
Arquitetura, da Literatura, do Desenho de Moda, de jóias, de roupas e
até da Psicanálise. Isso mesmo! A Fita de Möbius ganhou destaque no
mundo da Psicanálise com o francês Jacques-Marie Émile Lacan
(1901-1981), que a utilizou como modelo de representação de nossa
psiquê.
Parece infinito…não é mesmo? Infinito? Mas não é que a “Fita de Listing-Möbius” nos remete mesmo ao infinito?
“Que não seja imortal, posto que é chama,
mas que seja infinito enquanto dure”.
Vinícius de Moraes .
Möbius
estudou este objeto em 1858 tendo em vista a obtenção de um prêmio da
Academia de Paris sobre a teoria geométrica dos poliedros. Johann
Benedict Listing já tinha trabalhado sobre o mesmo objecto uns meses
antes. A importância do estudo deste objecto nesta época prendia-se com a
noção de orientabilidade, que não era ainda bem compreendida. O facto
de tanto Möbius como Listing terem estudado alguns anos antes com Carl
Friedrich Gauss sugere que a gênese destas ideias poderá ter vindo deste
matemático.
Neste
estudo, Möbius introduziu também a noção de triangulação no estudo de
objectos geométricos do ponto de vista topológico. Möbius apenas
publicou o seu trabalho em 1865, num artigo intitulado Über die
Bestimmung des Inhaltes eines Polyëders.
Construindo a Fita de Listing-Möbius
A figura é obtida pela união das duas
extremidades de uma fita, após efetuarmos uma meia volta em uma delas.
Você mesmo pode construir uma.Vamos lá!
Pegue
uma fita de papel, digamos de 3cm de largura x 30cm de
comprimento. Agora, tente unir as duas extremidades da fita, tomando o
cuidado de efetuar uma meia volta (um giro de 180 graus) em uma
delas. Você deve ter percebido que se não tivesse dado a meia volta em
uma das extremidades antes de uní-las você obteria um simples anel
cilíndrico. O desenho ao lado pode auxiliá-lo. Procure se familiarizar
um pouco com a figura obtida. Admire-a! Explore-a! Brinque com ela!
Satisfaça a sua curiosidade!
Observando-a com atenção você perceberá
que ela não tem o que normalmente chamamos lado interior ou
exterior. Incrível, mas é isso mesmo! Ela tem uma única superfície! Ao
caminharmos sobre ela e voltarmos ao ponto original de partida nos
encontraremos em uma posição que é uma imagem espelhada de onde
estávamos. Trata-se de uma propriedade topológica, para usar um termo técnico da matemática, característica das chamadas superfícies não-orientáveis,
ou seja, superfícies onde não é possível definir um “interior” e um
“exterior”. Nesse tipo de superfície, linhas perpendiculares (normais)
ao plano por ela definido não têm a mesma direção em todos os seus
pontos.
O enigma de US$ 1 milhão Edição 144 - Jul/03 |
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O problema foi enunciado em 1904 pelo francês Jules
Henri Poincaré (1854-1912), um estudioso da topologia algébrica, ramo da
matemática que trata das propriedades geométricas que não mudam em um
objeto caso ele seja deformado (veja quadro abaixo). Sua conjectura diz
basicamente que "qualquer superfície simplesmente conexa pode ser
deformada e virar uma esfera". Uma superfície simplesmente conexa não
tem buracos. É o caso de uma esfera, mas não o de uma argola.
Isso fica mais fácil de entender com um exemplo
prático. Quando esticamos um pequeno elástico circular em volta de uma
maçã (esfera), podemos movê-lo aos poucos, diminuindo sua
circunferência, sem que ele desgrude da maçã, até que se torne um ponto.
Contudo, o mesmo não pode ser feito se esticarmos o elástico ao redor
de uma rosquinha, pois o buraco dela impediria que fizéssemos isso sem o
elástico desgrudar da rosquinha. Isso pode ser fácil de mostrar
lambuzando as mãos em rosquinhas. Mas até agora ninguém conseguiu uma
prova matemática para a conjectura, nem contra nem a favor.
Poincaré foi um estudiosos de várias áreas da ciência.
Formou-se engenheiro e depois se tornou o que se considera o último
universalista - dominou praticamente todas as áreas da matemática.
Deixou contribuições também para a física, astronomia, filosofia e foi
também um divulgador científico. Sua conjectura já foi estudada em todo o
mundo e foram inúmeras as tentativas infrutíferas de prova, até o
surgimento do trabalho de Perelman. E ele afirma que o palpite de
Poincaré estava certo. Uma conjectura matemática é como um "palpite"
ainda não provado verdadeiro ou falso. Se houver reconhecimento da
prova, a conjectura passa a ser um teorema.
O enigma de Poincaré já foi resolvido para superfícies
de dimensões maiores e menores do que três. Mas ainda não foi resolvido
para superfícies de dimensão três. "A conjectura merece toda essa
atenção porque mexe com a nossa natureza", conta Rui Almeida, professor
do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que estuda o problema
há 15 anos. "Vivemos no mundo tridimensional e quando trabalhamos com
esse espaço 3D, podemos explicar a natureza do Universo." Daí vem o
interesse também dos físicos pela prova dessa conjectura. Mas Poincaré
já tinha acertado um outro palpite. "Isso vai tomar muito tempo", disse o
francês quando bolou seu famoso problema.
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"Uma
fita sem pontas está cortada longitudinalmente. Ambas
as partes estão um pouco separadas, de maneira que, em
toda a extensão, há entre elas um espaço intermédio.
Na verdade, a fita teria de desfazer-se em dois
círculos isolados, mas consiste, no entanto, numa só
tira. É formada por três peixes, abocanhando-se cada
um deles na barbatana caudal do seguinte. Eles
percorrem duas vezes a roda, antes de novamente
alcançarem o seu ponto de partida."
(Escher, 1994, p.12)
Filme:
Sinopse e detalhes
Grégory Lioubov (Jean Dujardin) é um agente secreto que trabalha para o
governo russo. Ele é enviado a Mônaco para investigar as ações sigilosas
de um poderoso empresário. Alice (Cécile de France), uma especialista
das finanças, é contratada para integrar a equipe e se infiltrar no
local, mas Grégory começa a suspeitar que ela está trabalhando para o
inimigo. Ele precisa então se aproximar dela e conhecê-la melhor. Os
dois acabam se envolvendo em uma paixão perigosa, capaz de destruir a
carreira de ambos.
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Conhecendo mais um pouco...Escher - Um artista Singular
Maurits Cornelis Escher nasceu em 1898, em Leeuwaden, sendo o filho mais novo do Engenheiro hidráulico G.A.Escher.
Aos
13 anos, Escher ingressou numa escola secundária em Arheim. Foi
considerado um péssimo aluno e sendo reprovado duas vezes pelos
professores. Em 1919, Escher foi para Haalem, com intuito de estudar na
Escola de Arquitetura e Artes Decorativas sob orientação do arquiteto
Vorrick, porém o seu estudo de arquitura não durou muito tempo. Samuel
Jesserun de Mesquita, um professor que ensinava técnicas de gravura
artística, verificou o talento do aluno e convenceu com que ele mudasse
para o curso de Artes Decorativas, Mesquita tornou-se o professor
principal de Escher durante os primeiros anos.
Até
princípios de 1944, quando Mesquita, juntamente com sua mulher e o
filho, foi preso e assassinado pelos alemães nos campos de concentração,
Escher manteve-se em contato com seu professor.
Durante a sua estadia na Itália, no peíodo de 1922 a 1935, Escher desenvolveu suas primeiras xilogravuras das paisagens pitorescas da Itália. Casou-se com a jovem Jetta Umiker durante uma das viagens para sul da Itália, com quem teve três filhos. Em 1935, o clima político na Itália tornou-se impossível para Escher, desinteressado em questões políticos, mudaram-se para Chateaux-d'Oex, na Suíça. A estadia nesse lugar foi de apenas dois anos.
Em
1937, a família mudou-se para Ukkel, na Bélgica. Quando a guerra
começou, tornou-se psicologicamente difícil viver na Bélgica para alguém
de origem holandesa, pois muitos belgas tentaram fugir para o sul da
França e entre os que ficavam crescia um surdo ressentimento contra os
estrangeiroa que desgastavam os já decrescentes provisões alimentícios.
Em janeiro de 1941, Escher mudou-se para Beern, na Holanda. Foi lá onde
o artista teve o sossego de desenvolver seus trabalhos mais ricos da
sua carreira artística. Em 1962 submeteu a uma grave operação por causa
de uma doença, daí em diante produziu poucas obras. Em 1970, mudou-se
para a Casa-de-Rosa-Spier em Laren, uma casa onde os artistas idosos
podiam ter os seus próprios estúdios e serem cuidados, ali faleceu em
27 de março de 1972.
Referências:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-197303/ http://conceitoaronaldo.blogspot.com.br/2009/01/o-que-uma-fita-de-moebius.html?m=1 http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,560640-2680-1,00.html http://www.bancodedadosvisual.hpg.ig.com.br http://www.experimentum.org/blog/?tag=fita-de-mobius Vídeo Portugal |
Que fascinante. Obrigada pelas explicações.
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