terça-feira, 3 de abril de 2018

Dia Nacional da Matemática

Dia Nacional da Matemática

Espaço dedicado ao Dia Nacional da Matemática. Informe-se sobre essa data, acesse relatos de professores que fizeram atividades em suas escolas nesse dia e confira nossas sugestões para movimentar a sua escola.



Quando é comemorado e quando foi instituído?


É comemorado no dia 6 de maio e foi instituído em 2004.

Como foi instituído esse dia?
Pela Lei nº 12.835, de 26 julho 2013 que tem a seguinte redação:
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.
Art. 2º O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 26 de junho de 2013; 192º da Independência e 125º da República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante .

Para que instituir um dia nacional para a Matemática?
A intenção é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.

Por que foi escolhido o dia 6 de maio?
Porque coincide com o aniversário de nascimento de Malba Tahan.

Quem foi Malba Tahan?
Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente Malba Tahan é o pseudônimo do professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.

O que Malba Tahan fez para merecer a homenagem?                        
Malba Tahan escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Entre suas obras está o romance O Homem que Calculava, já traduzido para doze idiomas. Nessa obra pode-se ler sobre as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas cotidianos com soluções matemáticas. É nesse livro que está publicado o problema dos 35 camelos, um dos mais famosos criados pelo autor. Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas. Como um professor ousado para a época, ele gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo. Por isso, em suas aulas, Tahan elaborava enigmas para iniciar suas explicações. Em seu modo de brincar com as coisas da matemática, dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas, pois, para ele, os números e as propriedades numéricas eram como seres vivos. Malba Taham criticava duramente professores de matemática. Para ele “o professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”. Ele também nunca atribuía notas “zero” nem reprovava seus alunos. Sobre essa postura ele perguntava: “Por que dar zero se há tantos outros números?”.

Por que ele usava o pseudônimo Malba Tahan?
Um jornal havia rejeitado seus contos quando ele os assinou com seu verdadeiro nome. Então ele passou a adotar um nome falso para fingir que era um escritor de outro país. Com seu primeiro nome falso R. S. Slade ele conseguiu publicar uma história no mesmo jornal que já o havia rejeitado. Como a estratégia funcionou, ele decidiu usar sempre um pseudônimo estrangeiro. Mais tarde, escolheu Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente, Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.

O que se pode aprender com suas obras?
As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa.

Como comemorar a data?
Desde a criação dessa data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar: as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano; a História da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo; as relações entre Matemática e Arte; as contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências.

Referências
BIAJOTI, Emeron Donizeti. O dia nacional da matemática. Disponível em: http://www.profcardy.com/artigos/dia-nacional-da-matematica.php. Acesso em: 17 mar. 2011.

NOÉ, Marcos. Dia nacional da matemática. Disponível em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-matematica.htm. Acesso em: 17 mar. 2011.

LISBOA, Marcelo. Dia nacional da matemática. Disponível em: http://marcelolisboa.wordpress.com/2007/05/06/dia-nacional-da-matematica/. Acesso em: 17 mar. 2011.

Site oficial de Malba Taham. http://www.malbatahan.com.br/. Acesso em: 17 mar. 2011.

http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=201#



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